Em uma lista de discussão da qual faço parte, o pessoal tava falando sobre uma agência em São Paulo que aborda meninas dizendo que é muito bonita, que se daria bem como modelo e aquela coisa toda. A menina, lógico, fica empolgadíssima, e então eles fazem a proposta de book. Até aí tudo bem, o problema é que a tal agência está interessada apenas em vender books e faz até casting falso! A coitada da menina faz o book, que não é barato, e acaba não dando em nada.
Pensando nisso, lembrei de uma palestra que assisti semana passada, do fotógrafo Armando Vernaglia. O tema era "Dez Grandes Lições que a Fotografia tem para Ensinar", ou seja, o que um fotógrafo precisa ser ou ter para se dar bem e construir uma carreira bem sucedida. Uma dessas 10 coisas, é a ÉTICA, e essa tal agência, que certamente não é a única que trabalha dessa forma, passou longe do significado da palavra "ética".
Agora eu pergunto, vale a pena tudo isso? Passar por cima dos outros, enganar, iludir? Eu acredito que não e também acredito que se a pessoa usar a criatividade e o tempo que ela perde bolando uma forma de enganar os outros, pra fazer a coisa certa, ela seria um profissional bem mais sucedido.
PASSA-SE O PONTO!
15 years ago
No comments:
Post a Comment